sábado, 31 de julho de 2010

Aberturas Danadas!

Olá!
E ai, viu a novela essa semana? Não?...Nem eu ;D

A questão é que eu não acompanho novelas tem muito tempo. Sou daquela tribo "Não se fazem mais novelas como antigamente". Mas aposto que muitos de vocês são das tribos "Nunca gostei de novela", “A Globo usa suas novelas para manipular e maquiar a vida dos brasileiros", ou ainda da "Só vejo as novelas do Manoel Carlos".

Enfim, fã de novela ou não, com certeza, se você sempre viveu no Brasil, essas obras televisivas fizeram parte da sua vida, por algum motivo. Pode ser porque sua mãe monopolizava (ou ainda monopoliza) a televisão nos horários de transmissão, ou por causa daquela sua tia chata que repete todos os bordões dos personagens, ou até mesmo, porque alguma namorada, ou quem sabe, namorado, obrigava você a parar tudo, e eu disse TUDO, quando ouvia a música de abertura.

E falando em abertura, esse será o assunto de hoje. Algo muito mais divertido do que discussão, acadêmica, da função das novelas na sociedade brasileira e etc,etc,etc...

Por considerar as aberturas fundamentais para criar uma expectativa e até mesmo prender a atenção do telespectador, eu escolhi as minhas favoritas. Não irei postar em ordem de preferência e sim por ontem cronológica, acho isso será interessante para vocês perceberem as diferenças estéticas de cada uma.

Lembrando que muitas das novelas que eu gostei não estarão ai, porque como uma capa de livro, a abertura, muitas vezes, não condiz com a qualidade da novela.

E ai vamos nós (Abra os vídeos em uma nova aba):


- Brega e Chique - 1987 - Uma abertura clássica e polêmica. Para quem não sabe, a bunda masculina, que aparece no final, foi censurada e acabaram colocando uma folha para cobri-la. Mas no link você poderá ver a bunda completa! #dik

- Vale Tudo - 1988 - Outro clássico. As várias imagens do país ao som de "Brasil", da Gal Costa, da todo o clima da novela.

- Tieta - 1989 - Tá ai, Tieta com efeitos geniais para a época e a Isadora Ribeiro completamente nua, em plena novela das 20h. O estranho? Coloque, hoje, uma imagem dela no seu papel de parede e sua mãe te chamara de depravado!

- Rainha da Sucata - 1990 - Não sei vocês, mas eu vou achar eternamente genial a ideia(sem acento) de construir uma dançarina, com sucata, e ao som de Sidney Magal!

- Vamp - 1991 - Se você tem menos de 30 anos e não era apaixonado por essa novela, bom sujeito você não é! Claudia Ohana e o "lobo" fizeram história. E é claro que meu irmão sempre falava que eu era a "calada noite preta"...xD

- O Dono do Mundo - 1991 - Uma das novelas mais polêmicas da Globo e pauta de qualquer aula de comunicação moderna? Porquê?Haa..pergunta ao Google que eu estou com preguiça. Enfim, por ser baseada no, clássico filme, O Grande Ditador de Charles Chaplin e ao som de Tom Jobim, ela merece estar aqui.

- Despedida de Solteiro - 1992 - A cara, a abertura mais nerd que a Globo já teve, sem mais!

- Deus nos Acuda - 1992 - Pessoas ricas e nobres sendo engolidas por um mar de lama, Preciso disser mais?

- A Próxima Vítima - 1995 - Essa novela foi genial!(Quem descorda não merece falar comigo e nem com o meu anjinho!) A abertura, e a música davam um clima muito bom para o começo de cada capítulo.

- A Indomada - 1997 - De longe, foi a novela que eu mais fui fã, na vida. Era tipo..hmm..os fãs de Crepúsculo, mas sem a histeria. E não me olhem assim, eu estava no auge da adolescência! E vamos combinar, essa mulher mutante da abertura é muito legal!

- Laços de Família - 2000 - Não tem muito o que falar. Abertura é irretocavelmente linda. E, bem, é a minha cidade maravilhosa, né? =)

A lista terminaria aqui, mas tem três novelas mais recentes que conquistaram vaga:

O Cravo e Rosa - 2000

O Beijo do Vampiro - 2002

Chocolate com pimenta - 2003


Bem, é isso! E então, concorda com a lista? Acha que alguma outra abertura deveria estar aqui? Não gostou do post e ta querendo me xingar? Então, é só comentar ai! =D

Até a próxima! =*

3 comentários:

  1. 90% das aberturas de novelas da Globo são realmente geniais heh, e vc se esqueceu de uma abertura muuuito bacana também: a da novela Ti Ti Ti (1º versão), que soube brincar bem com a rivalidade dos costureiros, colocando tesouras e alfinetes pra brigar =D

    Muitas novelas da Globo são excelentes, vide A Próxima Vítima e Vamp, que vc citou. Atualmente eu assumo que assisto Passione e acho ótima também heh.. mas nenhuma novela da Globo bate algumas tramas mexicanas (A Usurpadora eterna!) sahusahsaua xD

    Beijos moça ;***
    Aguardo seus comentários no meu blog u.u heh!

    ResponderExcluir
  2. É impossível escutar Blue Moon(Beijo do Vampiro) e nao lembrar de evangelion XD Blue Moon em qualquer versão me leva diretamente para evangelion e po eu ja tinha até esqeucido dessa abertura de despedida de solteiro. genial xD~ e eu gostava de Indomada tb. achava a Adriana Esteves tão linda naquela novala ;x e não só por isso eu gostava da novela xD

    ;****

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Dana! :D
    Muito divertido, vou acompanhar sempre!
    Beijos.

    Raquel de Póvoas

    ResponderExcluir